Consultorias

Trainee Sala do Agronegócios

O projeto constitui uma perspectiva de articulação do setor produtivo com o setor educacional (por meio do Projeto Sala de Ações da UFPB) nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O propósito é gerar conhecimentos, aperfeiçoar e difundir as alternativas existentes no Ambiente do Agronegócio Rural, inicialmente na Prefeitura de Cabaceiras (futuramente demais municípios do cariri), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Rural, da Escola Cidadã Integral Técnica Alcides Bezerra, bem como da INOVAGRO, Cooperativa Agroindustrial LTDA, tudo isso no sentido de atender as demandas específicas de Investimentos e Custeio da Cadeia Produtiva local e regional de Caprino/Ovinocultura (futuramente das demais cadeias produtivas). O projeto integra expertises dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Geografia. O participante terá a oportunidade de desenvolver a interdisciplinaridade dessas diversas áreas de conhecimento, por meio de metodologias que tem como foco a Educação Financeira de Empreendedorismo Rural.

A principal missão do projeto é promover uma consistente extensão universitária através de seminários, workshops, oficinas, cursos de extensão e treinamentos continuados de Educação Financeira para o Setor Rural paraibano. Importante meta é oferecer um ambiente de atendimentos em escritório de Assistência Técnica, aberto ao público em geral por meio do Escritório Financeiro Virtual/Remoto assim como Presencial. O enfoque transcende o objetivo de ensinar, mas também busca estimular e disciplinar a cultura do planejamento financeiro e empreendedorismo rural aproximando, de forma inequívoca, da teoria apreendida em sala de aula com a prática de gestão e planejamento financeiro de curto e longo prazos. Essas ações exigem, do Projeto, um forte compromisso e profissionalismo com as informações geradas e, seguramente e amplamente discutidas, em reuniões semanais no âmbito da Sala do Agro.

 

A construção do projeto está baseada na constituição de grupos de alunos (com pelo menos 3 alunos de cada curso, em cada grupo) com os seguintes propósitos:

 

Grupo 1: Alunos do Curso de Ciências Sociais + Trainee da Escola Cidadã. O objetivo destes alunos é pesquisar e acompanhar o comportamento das cadeias produtivas locais e regionais em seus fundamentos e perspectivas traçadas pelos projetos de viabilidade econômico-financeiros do agronegócio; bem como, análise da dinâmica dos preços, custos e rentabilidades econômico-financeiras.

 Grupo 2: Alunos dos Cursos de Ciências Agrárias – Trainee da Escola Cidadã. O objetivo é acompanhar a evolução da propriedade em suas diversas nuances, seja ela agronômica e na análise de pragas, seja ela de saúde de animais na pecuária, seja no aperfeiçoamento do bem-estar, nutrição e seleção genética.

 Grupo 3: Alunos Executivos – Trainee da Escola Cidadã - 2) o objetivo deste grupo é produzir material de Educação Financeira Rural com vistas a finanças pessoais e empreendedoras no meio rural, sobretudo no agronegócio e, proporcionar treinamento específicos para públicos diversos. O enfoque é oferecer possibilidade de gestão de finanças.

 Grupo 4: Alunos Pesquisadores - de Iniciação Científica e de monografias de final de cursos de graduação. Geralmente alunos de quinto ano de curso, que definem suas agendas de pesquisas no agronegócios, utilizando-se do material produzido pelos Grupos 1 a 3. O objetivo é produzir trabalhos focados em Mercado de Agronegócios Local ou Regional e Políticas Macroeconômicas.

 O modus operandi se dará por encontros periódicos semanais na “Sala do Agro – UFPB”. O objetivo das reuniões semanais está nas discussões dos resultados setoriais como nas orientações de investimentos de curto e médio prazos. Estes relatórios diários/semanais serão produzidos, discutidos e aperfeiçoados para o agendamento dos trabalhos semanais.

 A participação dos interessados será efetivada em diferentes níveis: levantamento dos dados para alimentação do Banco de Dados; participação nas discussões de análise; redação das análises sob a orientação de professores participantes; participação na apresentação e nos debates dos resultados encontrados; e, treinamento para ministração de palestras, seminários e cursos de extensão.

 

 


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